
Comprar um imóvel é um grande passo, mas também um grande desafio que requer planejamento, dedicação e determinação. Principalmente em um cenário econômico desfavorável e que pode comprometer o orçamento pessoal com um gasto alto e de longo prazo.
Mas o que acontece se, após tanto esforço, o imóvel apresentar defeitos de construção? Para ajudá-lo a resolver esse problema, preste muita atenção nas informações a seguir.
Neste artigo, você encontrará:
1. O que são defeitos de construção?
2. O que são vícios de construção?
3. Quais são os seus direitos?
4. Meu imóvel apresenta defeito! O que fazer?
Os defeitos de construção são falhas que podem representar um risco à saúde e segurança dos proprietários ou usuários, seja por erros de projeto ou execução, ou mesmo por fornecimento de informações incorretas ou insuficientes sobre a utilização e manutenção do imóvel.
Entre os defeitos de construção mais comuns em imóveis, destacam-se:
• Infiltrações;
• Trincas e fissuras nas paredes;
• Defeitos na pintura;
• Problemas com revestimentos;
• Problemas com acabamentos;
• Instalações elétricas e hidráulicas inadequadas.
Os vícios de construção são falhas que afetam o uso e a finalidade do imóvel. Podem trazer diversas consequências negativas, como a desvalorização do imóvel, danos estruturais e estéticos, causando transtornos e prejuízos materiais aos proprietários ou usuários. Em casos mais graves, essas falhas podem até mesmo tornar o imóvel inabitável.
Por outro lado, vícios são imperfeições relacionadas à qualidade! São decorrentes de falha de projeto ou de execução, ou mesmo por fornecimento de informações incorretas ou insuficientes sobre a utilização e manutenção do imóvel.
Por lei, todos os imóveis possuem uma garantia obrigatória de construção, em que os defeitos devem ser reparados pela construtora! O prazo de garantia inicia-se a partir da entrega do imóvel, esse é um direito assegurado ao comprador.
Nós da Advocacia Capobianco, realizamos o pedido de reforma de casas que tenham até 10 anos a data de entrega de chaves.
Nessas situações, contar com a orientação de um profissional da área jurídica pode ajudar o proprietário a entender melhor seus direitos e os caminhos possíveis dentro da lei.
O nosso escritório está disponível para tirar dúvidas e contribuir com informações jurídicas sobre casos como esses.