Em muitos casos, os juízes consideram que a cobrança de coparticipação é completamente abusiva, determinando que os planos de saúde suspendam imediatamente essa cobrança.
Entretanto, em outras situações, o que as famílias conseguem é a limitação do valor da coparticipação a, no máximo, o dobro da mensalidade do plano. Por exemplo, se uma família contratou um plano com mensalidade de R$ 210,00, o valor total a ser pago, incluindo todas as sessões de terapia prescritas pelo médico, seria de R$ 420,00 mensais. Assim, o plano passa a funcionar, na prática, como um plano sem coparticipação adicional.
Imagine quão bom seria, ter um valor fixo de cobrança mensal, sabendo que todos os gastos com sessão de terapia, inclusive equoterapia, musicotepia, psicopedagoga, fonoaudióloga com especialização em aba, e muito mais, estariam totalmente cobertos pelo plano de saúde.
Muitos planos de saúde, para tentar evitar processos judiciais, utilizam estratégias enganosas, como estabelecer um “teto” mensal para a cobrança de coparticipação.
Dessa forma, os valores que excedem esse limite são acumulados para os meses seguintes, criando a falsa impressão de controle sobre os custos.
Essa prática, porém, apenas adia o problema e não oferece uma solução real, já que, devido aos altos custos das terapias, a dívida se acumula ao longo do tempo, tornando-se praticamente impagável. Eventualmente, a conta chegará, e as famílias se verão em uma situação financeira insustentável, e essa bomba uma hora vai explodir.
O processo judicial, por outro lado, busca a isenção total da coparticipação, ou, de forma alternativa, a limitação da cobrança pelo uso das terapias da rede em duas vezes o valor do plano, impedindo que essa dívida se acumule e garantindo que os tratamentos necessários sejam acessíveis e devidamente custeados pelo plano de saúde, sem ônus adicional para as famílias.
1. CONVERSA INICIAL
Você pode clicar em um dos botões desta página para falar com alguém da minha equipe e explicar o que está acontecendo. Assim, conseguimos entender melhor a situação da sua família.
2. ENTENDIMENTO DO CASO
Com base nas informações que você enviar, é possível avaliar o caso e verificar quais caminhos podem ser considerados — seja por via administrativa ou judicial.
3. REUNIÃO POR VÍDEO
Em alguns casos, pode ser marcada uma conversa por vídeo para esclarecer dúvidas e conversar sobre os próximos passos possíveis.
4. ORGANIZAÇÃO DA DOCUMENTAÇÃO
Em caso de decidir prosseguir com o caso, te ajudaremos com a colheita e organização dos documentos necessários para tal.
Essa é uma situação que muitas famílias enfrentam. Quando o custo por sessão fica muito alto, o impacto no orçamento pode ser pesado.
É possível buscar informações sobre como essa cobrança está sendo feita e se ela respeita as regras previstas por lei.
Dependendo da frequência das terapias e do valor cobrado por sessão, a coparticipação pode representar um gasto alto por mês.
Sem essa cobrança, muitas famílias conseguem direcionar esses recursos para outras áreas importantes, como alimentação, transporte ou lazer.
Quando não há cobrança por sessão, fica mais fácil manter as terapias com regularidade. Isso pode ajudar bastante no desenvolvimento da criança, sem interrupções por motivos financeiros.
Se o tratamento for indicado por um médico habilitado (como neuropediatra, psiquiatra ou pediatra), há casos em que é possível discutir o reembolso mesmo quando o profissional não é da rede.
Esse tipo de situação pode ser avaliado com base nas regras do plano e da legislação.
Sim, pois com menos barreiras financeiras, fica mais fácil manter o ritmo de sessões indicado pelos profissionais. Isso pode fazer diferença no progresso da criança ao longo do tempo.
Com o e-book você irá aprender a lutar pelas terapias do seu filho, BPC/LOAS, saque do saldo do FGTS, bilhete único municipal, alistamento militar, tudo isso e muito mais.
Siga meu perfil agora @advjoaocapobianco e comente EU QUERO na primeira publicação fixada do meu perfil, que eu vou te enviar esse material agora mesmo.
E com isso aprenda de forma fácil e prática, e sem enrolação a não deixar nenhum direito do seu filho ser desrespeitado.
Com o e-book você irá aprender a lutar pelas terapias do seu filho, BPC/LOAS, saque do saldo do FGTS, bilhete único municipal, alistamento militar, tudo isso e muito mais.
Siga meu perfil agora @advjoaocapobianco e comente EU QUERO na primeira publicação fixada do meu perfil, que eu vou te enviar esse material agora mesmo.
E com isso aprenda de forma fácil e prática, e sem enrolação a não deixar nenhum direito do seu filho ser desrespeitado.
Eu sou João Capobianco, advogado especializado em Direitos dos autistas e estou aqui pra lutar por você e por sua família.
Tenho uma equipe pronta pra te atender e cuidar do seu caso, com atenção em cada detalhe.
Meu comprometimento é não somente fazer, mas também mostrar que estamos fazendo.
Por isso, busco ser transparente com as pessoas que atendo, não somente na reunião inicial, mas também durante todo o pedido que possa vir a ser feito.
EXCELENTE Com base em 215 avaliações Renata Cristina2025-02-24Trustindex verifica se a fonte original da avaliação é Google. Atendimento mto bom ... e super atenciosos e dedicados ELVIS ROSSI2025-02-24Trustindex verifica se a fonte original da avaliação é Google. Obrigado pelo ótimo trabalho 👍🏻🙏🏻 amanda rossi2025-02-24Trustindex verifica se a fonte original da avaliação é Google. Ele e muito bom mesmo 👍🏼🙏🏼 Cassia Silva2025-02-14Trustindex verifica se a fonte original da avaliação é Google. Satisfação pelo atendimento e agilidade no processo. Gisele O pires2025-02-14Trustindex verifica se a fonte original da avaliação é Google. Estou muito feliz ,ganhamos ..Obrigada pelo excelente trabalho que vem sendo feito por você, Deus abençoe.
Advocacia Capobianco – Sociedade de Advocacia
CNPJ – 57.798.645/0001-39